segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sempre cabe mais um para quem usa Rexona

A dinâmica de catálogos de produtos em papel é especialmente ruim para as empresas que tem muitos produtos.

O custo do papel limita o catálogo

Como o custo do catálogo convencional cresce linearmente com a quantidade de produtos que se consegue mostrar - cada página impressa a mais de catálogo encarece o projeto total - é comum as empresas, com linhas grandes de produtos, apresentarem nos seus catálogos em papel apenas os produtos mais representativos, ou os que elas acreditam ser mais vendáveis.

Essa escolha dos produtos que vai se mostrar e os que não se vai mostrar, porque não cabe da verba de marketing, sempre envolve o risco de justamente aquele produto que não foi mostrado ser o que a pessoa que viu o catálogo estava procurando. 

Isso pode até criar uma profecia que se auto-realiza: não se coloca no catálogo os produtos que se acredita menos vendáveis... ...e daí é que esses produtos não vão ser vendidos mesmo, porque ninguém vai vê-los.

Trocar papel por bits resolve o problema

Uma saída para empresas de linha de produtos extensa é a de catálogos on line, os e-catálogos, porque o custo de armazenagem na Internet - o custo do espaço para mostar produtos - é muito baixo e muitas vezes um custo fixo, pequeno, não linear com a quantidade de fotos, textos e vídeos que se publica.

Essa disponibilidade de espaço a baixo custo permite à empresa mostrar todos os seus produtos e deixar ao mercado decidir quais são os mais vendáveis. E, quem sabe, descobrir que aquele produto que não entrou no catálogo convencional por falta de verba, ao aparecer na Internet, até que vende direitinho.

Veja exemplo 1 ou exemplo 2 de e-catálogos feitos pela Vendere.

Observação à leitora e ao leitor mais jovem ou mais alheio à cultura popular no Brasil: a expressão do título desse post remete aos comerciais do sabonete desodorante Rexona, popular nas décadas de 70 e 80. Naquelas peças publicitárias o argumento de venda era que as pessoas que tomavam banho com Rexona eram melhor aceitas em lugares apertados e cheios, como elevadores ou transporte público. Com Rexona, assim como em um e-catálogo, sempre cabe mais um...