quinta-feira, 20 de junho de 2013

Por que os sites de redes sociais são azuis?

Se você reparar, a maioria dos sites de redes sociais trabalha, em sua programação visual, com tons de azul. É assim no Facebook, no Twitter, no Linkedin, Tumbler..... Há várias teses e teorias que circulam a este respeito, segue a nossa: 

Estudos mostram que, apesar de haver certa variação ao longo do tempo (designs de logo, assim como qualquer design também seguem modas) a maioria estatística dos logos de grandes empresas americanas, de todos os segmentos, usa diferentes tons das cores da bandeira americana: azul e vermelho. Talvez isso aconteça pela onipresença da bandeira nas diferentes situações públicas e privadas da vida americana, o que torna essas cores muito naturais e afetivas para eles. 

E dessas duas cores, tons de azul são mais calmantes, mais convidativos a se passar mais tempo no website,o que pode ter provocado sua dominância na indústria de tecnologia. Um site em tons de vermelho pode ser mais cansativo e pode estimular o cliente a ir embora mais cedo.

Outro ponto a se destacar é que quando uma empresa americana líder de um segmento escolhe uma das cores da bandeira americana, é comum uma outra empresa que quer se posicionar como a grande concorrente escolhe a cor contrária: a Coca-Cola é vermelha, a Pepsi é azul. Talvez por isso o Google+, que tenta se posicionar como o grande concorrente do Facebook, tenha fugido da regra geral de empresas de tecnologia terem logo azul e escolheu o vermelho. Infelizmente para o Google+ só escolher bem uma cor de logo não foi suficiente...

Um detalhe curioso é que tradicionalmente o azul é a cor do Democratas e o vermelho dos Republicanos, os dois grandes partidos americanos. Nos gráficos eleitorais na televisão, é comum nos mapas os distritos onde os Democratas ganharam serem pintados em azul e os dos Republicanos em vermelho. 

Nessa linha, o Vale do Silício - região da Califórnia onde ficam as sedes das redes sociais e da maioria das empresas de tecnologia de informação - é majoritariamente Democrata, azul portanto. É comum os líderes da indústria da informática manifestarem posições mais alinhadas com as dos Democratas, bem como, em alguns casos doarem dinheiro e explicitamente apoiarem seus candidatos. 

Como comentário, saindo um pouco da questão das cores, essa posição dos líderes da indústria de informática apoiarem abertamente um dos lados do espectro político está se tornando polêmica, devido ao poder de influenciar a opinião pública que as redes sociais e os mecanismos de pesquisa tem. 

Seus algoritmos poderiam, em hipótese, ser ajustados para filtrar as postagens de acordo com a vontade política de seus programadores, para tentar esterçar a opinião popular na direção que acharem conveniente.  Mas isso é assunto para outro post, quem sabe....

Nenhum comentário:

Postar um comentário