segunda-feira, 31 de março de 2014

Tecnologia moda e beleza: unhas 3D

A cada dia surge uma nova utilização de impressoras 3D para o mercado de moda e beleza. Para quem não sabe, as impressoras 3D parecem impressoras comuns de computador, mas ao invés de lançar micro-jatos de tinta em uma folha de papel, lançam micro-jatos de resinas plásticas derretidas sobre uma superfície. Conforme os sucessivos jatos de resina vão se sobrepondo, esfriando e solidificando, constroem objetos tri-dimensionais. 

Você pode ter uma impressora desta em casa ou no escritório e projetar seus próprios objetos ou fazer download de desenhos prontos da Internet.

Essa tecnologia de imprimir / construir objetos numa impressora 3D já tinha sido mostrada num post anterior aqui no blog sobre um vestido na FWNY e agora surgiu essa nova aplicação curiosa: a impressão de apliques 3D para as unhas.

As criadoras da ideia - The Laser Girls - são adeptas de cosplay - se vestir como personagens de quadrinhos, cinema ou videogames - e a impressão 3D abre para elas um imenso leque de possibilidades para unhas, acessórios e objetos de cena. Dá até para fazer um aplique de unha que combine o com uma bijuteria ou outro objeto criado no mesmo estilo na impressora 3D.

Veja mais no Tumbler das criadoras do projeto:  http://thelasergirls.tumblr.com/