terça-feira, 8 de abril de 2014

Moda Sideral: vote no modelito que vai ao espaço

A Nasa está preocupada com o estilo visual de um novo traje espacial para astronautas, denominado Z2, que deverá ser usado em futuras missões para a Lua e Marte.

A construção de um traje para os astronautas, desde o começo da era espacial no fim dos anos 1950, começo dos 60, sempre apresentou muitos desafios técnicos como por exemplo ser confortável e ao mesmo tempo proteger o astronauta das extremas temperaturas e pressões do espaço. No entanto nunca houve uma preocupação estética, apenas funcional. 

Agora (sinal dos tempos? o Papa é pop e a Nasa também?) a Nasa está preocupada com a aparência do traje Z-2 e lançou um concurso público na Internet para escolher seu design.

Para essa escolha a NASA criou um site onde o visitante pode escolher e votar em um dos 3 designs apresentados e a aparência externa do site será decidida pelo voto popular. Até hoje o site já 
recebeu mais de 200.000 votos. 

O site também comenta que além de votar nos 3 modelos apresentados muitas pessoas enviaram outros designs, criados por elas, mas que infelizmente terá que se restringir aos modelos apresentados, embora agradeça aos "estilistas espaciais" pelo boa vontade.