segunda-feira, 16 de abril de 2018

A economia melhora. Está na hora de renovar seu site.

Você gostaria que o Brasil tivesse o PIB dos EUA, a segurança pública do Japão, a justiça social da Dinamarca, a estabilidade política da Suíça e, de quebra, a comida da França? Nós também. Aí sim daria para investir com vontade, comprar novos equipamentos, contratar funcionários, renovar o site na Internet 😃, tudo com a certeza de retorno do investimento.

Porém, a essa altura do campeonato, qualquer observador atento da história do Brasil, já percebeu que o Messias que vai nos levar ao primeiro mundo nunca vai chegar. Mas, se serve de consolo, também dá para ver que as utopias igualitárias que destruiriam a economia e jogariam o país na miséria não fazem a cabeça da maioria dos brasileiros.  Na nossa opinião prezado leitor, o Brasil nunca vai ser a França, mas também nunca vai ser o Haiti. Nos parece, depois de muitos anos de convívio com a realidade brasileira, que o destino nacional é mesmo esse terceiro mundismo esperançoso: "nação em desenvolvimento".
________

O que dá para fazer no Brasil é aproveitar os ciclos de crescimento para ganhar gordura até a próxima crise. E estamos entrando em um desses ciclos.
________

Mas nossa mensagem nesse post está longe de ser pessimista, pelo contrário. É otimista por perceber que uma época de oportunidades está começando. O que dá para fazer no Brasil é aproveitar os ciclos de crescimento para ganhar gordura até a próxima inevitável crise. E estamos entrando em um desses ciclos. O governo, com as poucas medidas sensatas que conseguiu passar pelo congresso, estancou a sangria desatada e apontou a economia na direção da melhora: a balança comercial teve o melhor saldo do últimos 12 anos, juros básicos estão em 6,5% e caindo, a inflação está controlada (2,95% em 2017), a bolsa está acima dos 80.000 pontos, o PIB tem projeção de crescimento de 3,1% para 2018, etc..

Ah, mas o emprego não voltou aos níveis de 2012... Ah, mas ainda não foi aprovada a reforma da previdência... Ah, mas tem um monte de escândalos de corrupção em andamento... Ah, mas a  eleição pra presidente de 2018 tá muito incerta... Tudo verdade. Mas se a gente for esperar o Brasil estar na situação de uma Noruega, ou mesmo de um Chile para citar um exemplo mais próximo e realista, vamos esperar até o além túmulo. Apesar da bagunça institucional, estamos entrando em uma modesta fase de crescimento da economia. Pode ser possível crescer o seu negócio, se você investir direito, por exemplo na presença digital da sua empresa.

A economia melhora. Está na hora de renovar seu site. Chame a Vendere.


Nenhum comentário:

Postar um comentário