segunda-feira, 16 de abril de 2018

A economia melhora. Está na hora de renovar seu site.

Você gostaria que o Brasil tivesse o PIB dos EUA, a segurança pública do Japão, a justiça social da Dinamarca, a estabilidade política da Suíça e, de quebra, a comida da França? Nós também. 

Aí sim daria para investir com vontade, comprar novos equipamentos, contratar funcionários, renovar o site na Internet 😃, tudo com a certeza de retorno do investimento.  Porém, a essa altura do campeonato, mesmo os mais distraídos ou mais otimistas, já perceberam que o gigante está demorando para acordar e levantar do berço esplêndido. 

A sugestão deste que vos escreve é, tanto para você que acredita que o Brasil vai decolar um dia, quanto para você que já perdeu as esperanças a este respeito: procure a salvação individual - pessoal ou empresarial - enquanto a coletiva não vem. Nosso terceiro mundismo crônico, "nação em desenvolvimento" desde quando eu me conheço por gente, não impediu milhares ou até milhões de histórias de sucesso pessoais ou empresariais.

Não, eu não estou pregando o egoísmo ou o individualismo. Você pode e em muito casos deve procurar ajudar o Brasil ser um país melhor, através do seu comportamento social e cívico, voto e participação eleitoral, responsabilidade socioambiental da sua empresa, etc. Só estou lembrando para o fato que enquanto as condições ideais não chegam, é possível ir trabalhando com condições menos que ideais. 

________

Uma das coisas que dá para fazer no Brasil é aproveitar os eventuais ciclos de crescimento da economia para ganhar força para sua empresa. 
________


Dentro desta ótica, uma das coisas que dá para fazer no Brasil é aproveitar os eventuais ciclos de crescimento da economia para ganhar força para sua empresa. Engrossar as pernas.

Ah, mas o emprego não voltou aos níveis de 2012... Ah, mas ainda não foi aprovada a reforma da previdência... Ah, mas tem um monte de escândalos em andamento...  Tudo verdade. Mas se a gente for esperar o Brasil estar na situação de uma Noruega, ou mesmo de um Chile para citar um exemplo mais próximo e realista, pode ser que a gente espere até o além túmulo. 

Apesar dos problemas habituais, das crises crônicas, parece que estamos entrando em mais uma de nossas modestas fases de crescimento da economia. Pode ser possível crescer o seu negócio, se você investir direito, por exemplo na presença digital da sua empresa.

A economia melhora. Está na hora de renovar seu site. Chame a Vendere.